quinta-feira, 15 de abril de 2010

Lineu..., Um Ícone.


O teatro paranaense, é um celeiro de Atrizes e Atores. É também uma escola formadora de Diretores e Diretoras. Como se não bastasse, é uma incubadora de Dramaturgos e Dramaturgas. É incrível como o cenário nacional, recebe de quando em vez, produtos dessas funções originadas em Curitiba e doutras cidades deste estado.



Lineu, só tinha uma coisa de errado, era o sobrenome - Portela - que na língua portuguêsa apresenta com um dos significados, 'pequena porta'. O sobrenome estava errado, porque foi ele, "Uma Imensa Passagem".



Pelas mãos ou Direção dele, passaram para o cenário artístico muitas pessoas que se transformaram em profissionais de uma das mais importantes artes. O Teatro.



Eu, em particular, tive a oportunidade de com ele, dividir o palco, trabalhar de igual para igual como ator, em muitas oportunidades. Tive a felicidade de ser por ele dirigido, e foi uma das melhores direções que recebi, em termos de criatividade e respeito profissional. Tive também a alegria de participar do III Dance Conosco, evento de grande sucesso criado por ele em 1985, e que, no passar do tempo, gerou todos os festivais de dança que ora acontecem na nossa região. Trabalhamos juntos em filmes, em eventos institucionais, e acima de tudo, éramos amigos.



É desse amigo que hoje sinto saudade, é na falta desse amigo que vejo o enorme buraco que ficou nos palcos dos teatros.



Não fosse pretensão, criaria eu um panteão teatral, e nele colocaria um busto de Lineu Portela, junto sim, de tantos outros grandes do teatro brasileiro, com a pretensão como antes firmado, de um dia poder novamente com ele, dividir um espaço cênico.



Por Olinto Alvez Simões - teatrólogo

3 comentários:

  1. Lineu Portela, por onde andas meu caro? Tivemos uma atuação juntos com o grupo de teatro da ETFPR, antiga Escola Técnica, nos idos anos de 1970, com a peça: O Pagador de Promessas, de Dias Gomes. Bons tempos.

    ResponderExcluir
  2. Falar do Lineu Portela?...Mais do que um dos meus Diretores e Produtores, nessa minha vida inteira de atriz, é falar do meu grande amigo, colega de palco e parceiro, na Agência Artística GATO PRETO. Muitos sets de filmagens, muitos churrascos na sua casa, em fins de semana e muitas aventuras. Um ator completo... Conviver com o Lineu, era estar fadado a amar a arte de representar. Principalmente o teatro, sob todas as coisas. Claudete Benvenuto, Atriz

    ResponderExcluir