Por Quê ?
Para trazer de volta à cena, alguém que viveu no palco!
Lineu Portela, curitibano, nasceu em 09 de maio de 1953 e faleceu no dia 27 de novembro de 1993, nesta cidade.
Foi Dramaturgo, Ator, Diretor, Empreendedor, Incentivador Das Artes e Fomentador Do Teatro em época de vacas magras. Lutou para que o teatro fosse divulgado e reconhecido. Viveu em função da arte e tirava o sustento próprio, dela. Acreditava que a arte tanto molda a vida como a reflete.
Portanto, não seria justo que cada batalha por ele travada fenecesse, sem relembrar o esplendor, a garra e, a vontade de ver o Teatro, vitorioso. Sem dúvida é o que o livro “O Palco Das Flores” representa, não só mais uma pesquisa monográfica, análise histórica duma peça de teatro, mas o clamor das vozes de um passado nem tão remoto e que se faz ainda presente no cotidiano brasileiro.
A peça “Rua Das Flores Não É Mais Aquela”, comprova infelizmente, o que já não é novidade em termos políticos e sociais, mas que os fatos se repetem sucessiva e incansavelmente sem darmo-nos conta.
A peça de Lineu Portela transpira análise comportamental, e como comportamento não envelhece “Rua Das Flores Não É Mais Aquela” mantém-se atual.
“O Palco Das Flores” é um livro, que resgata parte da memória teatral há muito esquecida. A prova disso fica na pergunta que faço agora: Quem lembra de Lineu Portela?
Pois é. Neste momento ..., “O Palco Das Flores” responde a que veio!
Karin Raphaella Silveira
Minha querida amiga Karin:
ResponderExcluirEste blog, como tudo que você faz, está perfeito. Atinge o objetivo para o qual foi criado.
Agradeço, a especialíssima deferência de ter colocado minha crônica sobre o Lineu, na abertura.
Você é tão especial quanto ele foi. Cada um na arte própria. Ele, na que representava e você na que desenvolve.
Aguarde o passar do tempo e verá seus alunos demonstrando nas atitudes, a professora que um dia tiveram.
Amo você.
Olinto A. Simões